Lançado oficialmente o Parlamento Jovem de 2024 da Câmara de Ubá

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Ubá lançou, oficialmente, em 01 de abril,  durante a reunião ordinária dos vereadores, a edição do Parlamento Jovem de 2024. A 20ª Edição do projeto da Assembleia Legislativa de Minas Gerais marca reflexões sobre melhorias no ensino. Os jovens de todo estado começam a debater oficialmente propostas para uma educação de qualidade.

Estavam presentes, o presidente da Câmara Municipal de Ubá, vereador José Roberto Reis Filgueiras, o vice-presidente, vereador Edeir Pacheco da Costa, a 1ª secretária, vereadora Aparecida Sônia Ferreira Vidal, e os vereadores Alexandre de Barros Mendes, Aline Moreira Silva Melo, Célio Lopes dos Santos, Gilson Fazolla Filgueiras, Jane Cristina Lacerda Pinto, José Carlos Reis Pereira, José Damato Neto e José Maria Fernandes.

Dez estudantes do ensino médio vão participar do projeto  na Câmara de Ubá neste ano. São eles: Rafael Henrique Avelar; João Batista Martins Soares; Isabelly de Oliveira Andrade; Miguel Betiu Martins; Paulo Henrique; Alice Cruz Arrighi; Caetano Rodrigues; Matheus Marçal; Rhaíssa Ribeiro Lotti Pita e Maria Vitória da Silva Freitas.

Os novos integrantes foram indicados pelas escolas da cidade que aderiram à iniciativa:  E.E São José, E.E Professor Livio de Castro Carneiro, E.E Padre Joãozinho, E.E Senador Levindo Coelho, Colégio Sagrado Coração de Maria e Colégio Apogeu.

O tema de 2024: "Melhorias no ensino escolar" foi escolhido durante a Plenária Estadual, que aconteceu em 21 de setembro de 2023, em Belo Horizonte, com a participação de 225 estudantes, representando 132 municípios mineiros.

Serão três subtemas, a fim de que os estudantes se aprofundem no entendimento da temática: “Melhorias do Ambiente de Ensino-Aprendizagem”; “Melhoria da Aprendizagem e Enfrentamento das Desigualdades Educacionais” e “Fortalecimento da Gestão Democrática”.

O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política em âmbito estadual destinado a estudantes do ensino médio dos municípios mineiros. Oferece aos jovens uma oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual.

Realizado desde 2004, em parceria com a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e a PUC Minas, por meio do Instituto de Ciências Sociais (ICS) e da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), o projeto aborda a cada ano um tema de relevância social e do interesse dos jovens, a ser trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, debates e deliberação. Ao final, são apresentadas sugestões que podem vir a ser acolhidas pelas comissões municipal e estadual de Participação Popular e apresentadas na forma de projetos de lei e outras proposições."

A Câmara de Ubá completa 09 anos de participação em 2024, no PJ da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.