Lançado oficialmente o Parlamento Jovem de Ubá de 2021

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Ubá (CMU) realizou em 30 de abril, no plenário Vereador Lincoln Rodrigues Costa, o lançamento oficial do Parlamento Jovem (PJ) de Ubá, edição 2021. O presidente da CMU, vereador José Roberto Reis Filgueiras, recepcionou os estudantes e o palestrante, o engenheiro Agrícola e gerente de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Ubá, Antônio Gonçalves do Amaral.

Também acompanhou o evento, representando a Unidade de Gestão de Projeto (UGP) do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e revitalização de microbacias do município de Ubá, Maria da Graça Fernandes Rino.

Na abertura do evento, o presidente da Câmara destacou: “Este, com certeza, é mais um meio de aproximação entre o Poder Legislativo Municipal e a sociedade. Um importante projeto que contribui para a formação política dos jovens e para incentivar o exercício da cidadania. Parabenizo e agradeço a cada um de vocês pela participação no projeto”, disse José Roberto.

O presidente da EL, vereador Edeir Pacheco da Costa, justificou a sua ausência por motivo de saúde e parabenizou os estudantes. “Quero agradecer a todos por aceitarem o desafio de participar desta edição do Parlamento Jovem para juntos discutirmos o tema: meio ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Precisamos conscientizar sobre a importância de desenvolver atitudes sustentáveis no dia a dia, como: a redução, a reutilização e a reciclagem de materiais que causam impactos negativos no meio ambiente”, ressaltou.

A estudante Sara Olympio, que integrou a edição do parlamento Jovem de 2019, contou, por meio de vídeo, um pouco sobre o programa na prática e relatou a importância da participação da juventude na política.

INTEGRANTES DO PJ UBÁ - 2021

Este ano, participam do Parlamento Jovem de Ubá os seguintes estudantes: Andressa da Silva Oliveira; Camilly Gerheim; Cezar Dias Pereira de Souza; Davi Lengruber Aguiar; Isabela Cristina; Isabela de Souza Basílio; Manuela Lima Brito; Samuel Magalhães Brandão Marcato; Sarah Bragine; Sthefanny Coutinho;Tiago Calçado; Denner Batalha Juliani; Gustavo Elias Soares Rusa; Henzo Oliveira Cruz; Maria Clara Costa Cruz; Maria Luisa Melo Abrantes e Rafael Costa.

PSA COMO INSTRUMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE MUNICÍPIOS DA ZONA DA MATA

Dentro do tema “Desenvolvimento Sustentável, o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) no município de Ubá”, o palestrante Antônio Gonçalves do Amaral destacou: “O Desenvolvimento Sustentável é um tema muito amplo. Precisamos ter uma visão geral e identificar o que estamos fazendo na prática. O PSA é um instrumento econômico que, seguindo o princípio ‘provedor-recebedor’, recompensa e incentiva, por meio da transferência de recursos (monetários ou não), produtores rurais que ajudam a conservar ou produzir serviços ambientais ou ecossistêmicos, melhorando a rentabilidade das atividades de proteção e uso sustentável de recursos naturais”, explicou Antônio.

Ainda conforme Antônio, o PSA de Ubá foi criado em 2018 e já conta com 97 produtores rurais contratados, inseridos na APA Miragaia (bacias hidrográficas à montante das duas captações de água para abastecimento da população) e em outras bacias do município, exceto as bacias do Rio Doce. Os produtores recebem pelos serviços de revitalização, conservação e proteção ambiental executados em uma área de aproximadamente 280 hectares.

PJ MINAS

O PJ Minas é um programa de formação de estudantes do ensino médio que proporciona aos jovens uma oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual.

A cada ano, um tema de relevância social e do interesse dos jovens é trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, oficinas, debates e deliberações que permitem a vivência e o aprofundamento do assunto. O programa é promovido pela ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais), por meio da Escola do Legislativo, em parceria com as câmaras municipais e a PUC Minas.

A temática atual é Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Os subtemas que orientam os estudos e debates são: Mudanças climáticas e proteção da biodiversidade; Práticas sustentáveis e desenvolvimento econômico e Recursos hídricos e saneamento básico.