Legislativo institui Dia Municipal de Combate à Tuberculose

Com o objetivo de apoiar e fomentar o envolvimento da sociedade no combate à tuberculose, doença que acomete 80 mil pessoas a cada ano no Brasil, levando cerca de 5 mil a óbito, a Câmara aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 01/2021, que “Institui o Dia Municipal de Conscientização e Mobilização de Combate à Tuberculose no Município de Ubá e dá outras providências”.

A escolha do dia – 24 de março – remete à data do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrido em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch.

O projeto aprovado pelos vereadores prevê: I - Envolver todas as esferas do município e setores da sociedade civil organizada na luta contra a tuberculose; II - Propor, fiscalizar, monitorar e avaliar a implementação da política pública de saúde - SUS; III - Promover ações conjuntas e articuladas entre os atores governamentais e não governamentais, conselhos de saúde e o Poder Legislativo para garantir e intensificar ações educacionais quanto ao enfrentamento da tuberculose no município.

As votações da matéria, que é de autoria da Vereadora Aline Moreira Silva Melo, aconteceram nos dias 22 e 26 de fevereiro e o PL 01/2021 foi encaminhado ao Poder Executivo para sanção.

Por Gisele Caires

Jornalista CMU