Levantamento aponta alto risco de infestação pelo Aedes aegypti em Ubá

A Câmara Municipal de Ubá divulga em suas redes sociais, site e nos veículos de comunicação da cidade ao longo do ano, campanhas informativas, algumas delas, em parceria com importantes entidades de Ubá, com o objetivo de estimular a população a refletir sobre a importância do assunto abordado em cada mês.

As campanhas são compostas de informações sobre o Poder Legislativo, sobre as reuniões ordinárias e extraordinárias dos vereadores; sobre a conscientização no trânsito, principalmente sobre o uso da faixa de pedestre; e sobre o autismo, com o objetivo de difundir informações para a população e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno. Além disso, a Câmara realiza as campanhas de conscientização que trazem visibilidade para algumas causas importantes da área da saúde, a de combate à Dengue, Chikungunya e Zika e a campanha dos meses coloridos, realizados ao longo do ano para incentivar a prevenção de doenças como o câncer, transtornos mentais, entre outros.

O Poder Legislativo após a divulgação pela Secretaria Municipal de Saúde, em 23 de janeiro, do resultado do primeiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LirAa) de 2024,  e preocupado com o alto risco de transmissão de arboviroses - doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, mosquito, transmissor de doenças sérias como a Dengue, Zika Vírus e a Chikungunya e a Febre Amarela no município, também vai intensificar a comunicação sobre o risco em saúde das arboviroses em Ubá, nos próximos meses.

Segundo o boletim epidemiológico de 23 de janeiro de 2024, divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde a última pesquisa foi realizada entre os dias 08 e 12 de janeiro, em 2.724 domicílios do município, como parte da estratégia de monitoramento e controle do mosquito transmissor dos vírus causadores da Dengue, Chikungunya e Zika. Os dados coletados apontaram Índice de Infestação Predial pelo Aedes aegypti (IIP) de 5,9%, indicando ALTO RISCO de transmissão de arboviroses. No último levantamento, realizado no mês de dezembro de 2023, o índice foi de 5.8%.

Ainda conforme o boletim epidemiológico os recipientes infestados com maior frequência em Ubá são: vasos, pratos de plantas e bebedouros e os depósitos utilizados no armazenamento de água ao nível do solo, como tonéis, tambores e barris, totalizando 78% dos focos.

O LIRAa é uma metodologia proposta pelo Ministério da Saúde que ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito Aedes Aegypti e, consequentemente, identificar os criadouros predominantes e a situação de infestação do município.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde esse resultado reforça a necessidade do engajamento da comunidade para conter a propagação do Aedes aegypti e na prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito, adotando medidas simples e eficazes, entre elas:

- Permitir a visita dos Agentes de Combate às Endemias e Agentes de Vigilância em Saúde, para monitoramento, tratamento e eliminação dos focos no domicílio;

- Manter as lixeiras sempre tampadas e o quintal sem lixo e entulhos;

- Colocar garrafas e baldes de cabeça para baixo;

- Manter reservatórios de água do ar-condicionado, geladeira e umidificador secos e vazios; manter limpos e protegidos por tela os ralos;

- Não usar pratinhos que acumulam água sob os vasos de planta;

- Limpar semanalmente, com bucha ou escova, os bebedouros dos animais; manter canaletas e calhas desobstruídas para não acumularem água das chuvas; e

- Fazer manutenção periódica de piscinas e caixas d’água; e manter bem tampados depósitos utilizados no armazenamento de água, como tonéis, tambores e barris.

- O setor de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde com o objetivo de intensificar as ações de prevenção e controle de doenças transmitidas pelo Aedes, passou a divulgar a programação semanal de visitas dos agentes de combate a endemias nas redes sociais da Prefeitura: no Instagram: ubaprefeitura e no Facebook da Secretaria Municipal de Saúde.

Ainda conforme a Secretaria de Saúde de Ubá, durante a visita, é realizada vistoria em busca de possíveis focos endêmicos, além de orientação aos moradores sobre os cuidados para evitar pontos de proliferação. Em alguns casos, também são aplicados remédios com o objetivo de acabar com os focos encontrados.

Os moradores dos bairros visitados a cada semana que têm pouca flexibilidade de horários para receber o agente, podem entrar em contato com o setor de Zoonoses pelo (32) 3541-8549 e indicar o melhor momento para que a visita aconteça, a fim de garantir o máximo de casa sejam visitadas. A visita do agente é uma medida muito importante que fortalece a parceria entre a gestão pública e os cidadãos na construção de um ambiente mais saudável e livre de riscos epidemiológicos.

Com informações da Secretaria Municipal de Saúde-Prefeitura Municipal de Ubá.