Parlamento Jovem: Assembleia cogita unificar duas edições do projeto

O Parlamento Jovem (PJ) é um programa de formação política criado há 17 anos pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio de sua Escola do Legislativo. A cada ano um tema é discutido pelos estudantes membros e o de 2020 é “Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”.

Considerando as limitações impostas pela pandemia, a ALMG pretende unificar as edições 2020 e 2021 do projeto, mantendo-se o tema devido à sua relevância e amplitude. Assim, os jovens terão mais tempo para as discussões e apresentação de propostas, já que a inviabilidade de encontros presenciais tem comprometido a adesão dos estudantes e o andamento das atividades.

O assunto foi tratado em reunião virtual realizada no dia 15 de julho, com a participação de toda a rede de Escolas do Legislativo de Minas Gerais, conduzida pela gerente-geral da EL da Assembleia, Ruth Schmitz de Castro, o coordenador Estadual do Parlamento Jovem de Minas, Ricardo Moreira, e os professores e consultores da ALMG, Ivan Capdeville Júnior e Alexandre Bossi.

PJ Ubá

Coordenados pelo diretor da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Ubá, Juliano Nascimento Peixoto Guimarães, os estudantes que participam desta edição do Parlamento Jovem Minas-Ubá têm realizado estudos, debates e participado de lives, oficinas e videoconferências pela internet, algumas organizadas pela EL de Ubá e outras pela própria EL da Assembleia.

Em 2 de julho, os Professores Cacá e Ferrari, da Universidade Federal de Viçosa, mediaram uma Roda de Conversa tratando sobre Economia Sustentável, Agroecologia e Centro de Tecnologias Alternativas (CTA). A reunião online envolveu os jovens e os coordenadores do PJ – Polo Caparaó.

E na última sexta-feira, 17 de julho, os membros do PJ Ubá participaram de encontro regional do projeto, na sala virtual “Socrative” com outras dezenas de estudantes de 11 cidades. Entre as atividades, música e culinária agroecológica, com a Ecochefe Martha Tatini.