Poder Legislativo homenageia líderes comunitários de 2022

A Câmara Municipal de Ubá em parceria com a Federação Municipal das Associações Comunitárias dos Bairros e Distritos de Ubá (Femac) realizou, em 20 de maio, a solenidade de entrega do diploma de Líder Comunitário de 2022. Esta sessão solene decorre da decisão dos vereadores, em conformidade com a Lei Municipal 2.844, de 10 de novembro de 1998, e dando cumprimento ao que dispõe a Resolução nº 1 de 1999, de autoria dos vereadores à época Fernando Antônio Fagundes Reis e Itamar dos Santos, aprovada por unanimidade.

Participaram do evento e compuseram a Mesa Diretora o presidente da Câmara Municipal de Ubá, vereador José Roberto Reis Filgueiras; a primeira secretária, vereadora Aline Moreira Silva Melo; os vereadores Célio Lopes dos Santos, José Carlos Reis Pereira e José Maria Fernandes; o coordenador da Femac, Mário Ângelo Noé; o prefeito Municipal de Ubá, Edson Teixeira Filho; o comandante da 35ª Companhia de Polícia Militar de Minas Gerais, capitão PM Nelande César Garcia Stambassi; o tenente BM Alexandre Lima Fagundes, representando o comandante da 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Minas Gerais; a vice-presidente da 30ª Subseção de Ubá da OAB/MG, Marília Sant’Ana Haikal; o ex-prefeito de Ubá e ex-deputado estadual Dirceu dos Santos Ribeiro; e o vereador da cidade de Rodeiro, Gilson Corrêa das Neves.
Os hinos Nacional e de Ubá e a música Aquarela do Brasil foram executados pelo maestro Wantuil Alexandre, e pela musicista Tatiane Andrade.

Vinte e quatro lideranças foram homenageadas com o diploma, escolhidas por suas respectivas associações de moradores, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados em benefício das comunidades onde estão inseridas. São elas:
Adílio Coelho - Bairro São Domingos
André Luiz Leite – Bairro Schiavon
Angelo Camillotto Filho – Bairro Santa Bernadete
Antônio Carlos Purcino – bairro Antonina Coelho (Cohab)
Antônio Célio Barbosa – Bairro Agroceres
Antônio Pereira Nascimento – Bairro Vila Casal
Cláudio Roberto Ferreira de Paula – Distrito de Ubari
Claugo Marcos Barbosa – Bairro Chiquito Gazolla
Ednéia Barbosa da Silva – Ubá Pequeno
Franciane Virginia dos Santos Dias – Bairro Solar de Ubá
Francisco de Assis Carneiro – Bairro Cristo Redentor
Irene Tomaz Neves – Barrinha
Jésus de Paula Lima – Bairro Santa Alice
João Elias Reis – Bairro Primavera
Joaquim Correia das Neves – Bairro Meu Sonho
Joel Aparecido Alves Ramos – Diamante de Ubá
José Carlos Quirino – Distrito da Miragaia
Júnia de Jesus Santos Espíndola – Bairro São Mateus
Márcia Maria Andrade da Silva - Bairro São João
Romário Tavares Santos – Bairro Fazendinha
Rosimar Honorato da Silva – Bairro Nova Olinda
Silma Albino – Bairro Paulino Fernandes
Sônia Maria Jacob Rodrigues – Centro
Waltencir Alves Manoel Ramos – Bairro Peluso

O coordenador da Femac, Mário Angelo Noé, em seu discurso falou sobre a importância de ser um líder comunitário.
Em seu pronunciamento, o prefeito de Ubá, Edson Teixeira Filho, enfatizou o trabalho das lideranças comunitárias, muitas vezes de forma anônima, sem maiores pretensões, a não ser servir a sociedade.

O presidente da Câmara de Ubá, vereador José Roberto Reis Filgueiras, destacou o papel do líder comunitário e a sua responsabilidade na comunidade. “Eu sei o quanto é difícil estar à frente de uma comunidade porque, antes de ser vereador, eu já vivi a experiência de ser presidente da Associação de Moradores do bairro Schiavon. Confesso a vocês que é uma responsabilidade enorme e que me deu muita experiência para que eu possa, hoje, exercer minha vereança da melhor forma possível. Vocês têm sim um papel essencial em suas comunidades e o trabalho de vocês muito nos orgulha. E se orgulha todos nós aqui na Câmara Municipal, quem dirá os moradores que acompanham diariamente a luta de vocês nas comunidades”, afirmou.
Ainda segundo o presidente, cada uma das vinte e quatro Lideranças Comunitárias já tem uma linda história para contar. “E esta história é também uma história de vida por nossa querida e amada Ubá. Este diploma que vocês receberam constitui-se não apenas no reconhecimento da comunidade, mas também um estímulo para que novas lideranças comunitárias possam surgir e nos ajudarem a fazer de Ubá um local ainda melhor de se viver. A todos os líderes comunitários, os meus parabéns”, finalizou José Roberto.