Poder Legislativo homenageia onze mulheres

O Poder Legislativo Ubaense se reuniu, em Sessão Extraordinária, no plenário da Câmara Municipal de Ubá, na noite de 15 de março, para homenagear onze mulheres com o Diploma Mulher 2019. A solenidade foi realizada em acatamento a Lei Municipal nº 3.445, de 14 de abril de 2005, proveniente do Projeto de Lei, de autoria do Vereador Maurício Valadão Reimão de Melo (Dr. Valadão), instituindo, no âmbito do Município de Ubá, a Homenagem ao Dia Internacional da Mulher”, comemorado do dia 8 de março.

A tônica de todos os pronunciamentos foi a lembrança das lutas e das conquistas dos movimentos feministas e pelos direitos da mulher ao longo dos anos, no Brasil e no mundo, e a observação de que ainda há muito que ser conquistado, pois as mulheres ainda são vítimas de discriminações e preconceitos.

Em seu pronunciamento, o presidente da Câmara Municipal de Ubá (CMU), vereador Jorge Custódio Gervásio, destacou o papel da mulher na construção de um mundo cada dia mais justo e igualitário.

A sessão contou também com a apresentação da violinista Rayssa da Costa Pereira e do “Coral Madrigal Nossa Voz”, do Conservatório Estadual de Música Professor Theodolindo José Soares.

HOMENAGEADAS

As homenageadas receberam, da Câmara, um diploma alusivo à data e um buquê de rosas entregue pelos vereadores. São elas:

- Maria Aparecida Lopes Gregório indicada pelo Vereador Alexandre de Barros Mendes;

- Catarina Sena Oliveira, indicada pelo Vereador Antero Gomes de Aguiar.

- Angela Cristina Avelar Simões, indicada pelo vereador Darci Pires da Silva;

- Celsiane de Souza Lima, indicada pelo Vereador Edeir Pacheco da Costa;

- Maria da Glória de Souza Pinto, indicada pelo Vereador Gilson Fazolla Filgueiras;

- Karla Maria Sartori, indicada pela Vereadora Jane Cristina Lacerda;

- Edna Lúcia Pinto de Abreu, indicada pelo presidente da Casa, vereador Jorge Custódio Gervásio;

- Maria da Silva Cruz, indicada pelo vereador José Roberto Reis Filgueiras;

- Andréia Márcia da Costa, indicada pela Vereador Joseli Anísio Pinto;

- Maria Ermita Alfenas Pacheco indicada pelo Vereador Luis Carlos Teixeira Ribeiro e

- Maria Letícia Mendonça Maciel, indicada pela vereadora Rosângela Maria Alfenas de Andrade.

COMPOSIÇÃO DA MESA

A reunião foi aberta pelo presidente da CMU, vereador Jorge Custódio Gervásio. Também compuseram a mesa dos trabalhos o vice-presidente, vereador José Roberto Reis Filgueiras; o secretário, vereador Joseli Anísio Pinto; as vereadoras Jane Cristina Lacerda Pinto e Rosângela Maria Alfenas de Andrade, e os vereadores Alexandre de Barros Mendes; Antero Gomes de Aguiar; Darci Pires da Silva; Edeir Pacheco da Costa; Gilson Fazolla Filgueiras; e Luiz Carlos Teixeira Ribeiro.

O prefeito de Ubá, Edson Teixeira Filho e o coordenador da Federação Municipal das Associações Comunitárias, Bairros e Distritos de Ubá (Femac), Mário Ângelo Nóe, também compuseram a mesa da solenidade.

SIGNIFICADO DA DATA

No dia 8 de março de 1857, 129 tecelãs da Fábrica de Tecidos Cotton, em Nova York, que estavam em greve pela redução da jornada de trabalho de 14 para 10 horas diárias, na primeira greve norte-americana conduzida unicamente por mulheres, foram duramente reprimidas pela polícia e se refugiaram nas dependências da fábrica. Os patrões e a polícia trancaram os portões e atearam foto no prédio, matando asfixiadas e carbonizadas as 129 operárias. Devido a este fato, desde 1911 o Dia Internacional da Mulher é comemorado no dia 8 de março.