Poder Legislativo presta homenagem póstuma ao seu ex-presidente, Norton Antônio Fagundes Reis

Minuto de silêncio e moção de pesar marcaram a reunião ordinária de 30 de agosto

O Presidente da Câmara Municipal de Ubá, Vereador José Roberto Reis Filgueiras, abriu a sessão ordinária da última segunda-feira, 30 de agosto, homenageando o empresário e político Norton Antônio Fagundes Reis, falecido no dia 26 de agosto, ao solicitar aos presentes que se fizesse um minuto de silêncio. Durante a reunião, apresentou a Moção de Pesar nº 22/2021, que recebeu o devido deferimento, e cujas palavras são transcritas a seguir.

“Norton Antônio Fagundes Reis faleceu no dia 26 de agosto de 2021, aos 71 anos. Filho dos saudosos Norton Guimarães Reis e Maria Célia Fagundes Reis. Natural de Ubá, em 22 de setembro de 1949.

Cidadão, empresário e político muito admirado e respeitado, com atuação marcante em diversos segmentos da comunidade ubaense. Bacharel em Ciências Contábeis, pela Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas de Visconde do Rio Branco. Começou a trabalhar aos seis anos, quando, em cima de um caixotinho, atendia no balcão da Casa de Alumínio. Enquanto estudava, foi o braço direito do avô, nos serviços de seu hotel.

Na Wembley iniciou uma carreira como simples funcionário, entretanto com competência, dedicação, profissionalismo, moderação e humildade tornou-se diretor da Wembley Roupas S.A. Em 1978 do diretor da Wembley Participações S.A, em 1979, Diretor do Wembley Palace Hotel, em Belo Horizonte, e em 1982 eleito em Assembleia, diretor Superintendente da Wembley Roupas S.A e também diretor de Relações com o Mercado.

Benemérito da Sociedade Musical de Beneficência e Cultura 22 de maio, Benemérito do G.R.E.S Unidos do São Domingos e da Associação Recreativa Doidão. Norton participou ativamente do sucesso da III e IV Exapic, proferiu palestras brilhantes em todo o Estado. Foi Sócio Benemérito da Liga Operária e Beneficente de Ubá. Sócio Honorário do Lions Club Ubá. Empresário do Ano do Estado de Minas Gerais. Foi também vice-presidente da APAE/Ubá. Norton foi um dinâmico presidente do Tabajara Esporte Clube.

Norton foi vereador da Câmara Municipal de Ubá no período de 1983 a 1988, e também presidente no período de 1985 a 1987. Sua passagem pela Câmara de Ubá foi marcada de raro brilhantismo e incomuns exemplos. Suas contribuições às causas dos Poderes Legislativo e Executivo foram das maiores que se tem conhecimento na história ubaense. Foi também candidato a vice-prefeito em 2016. Presidiu a Associação Comercial e Industrial de Ubá – Aciubá quando comandou importantes movimentos, entre os quais a reforma de estradas que ligam Barbacena (Via Rio Pomba) e Juiz de Fora. Foi conselheiro administrativo de Informática e Líder Inconteste dos grupos de Jovens de Ubá. Junto ao Miguel Poggiali Gasparoni, secretário da Mesa Diretora à época, mudaram a sede da Câmara que funcionava no Paço Municipal. "Vamos dar independência à Câmara, vamos cortar o umbigo que nos liga ao Executivo", disse ao Miguel. E assim foi feito. Mudaram para o prédio da Sociedade dos Viajantes, instituíram a própria contabilidade e se tornaram independentes.

Norton era muito querido na comunidade, amigo sincero, patrão respeitado e admirado que a todos atendia e incentivava, sem distinção alguma. Deixa a sua marca registrada nos corações de todos os ubaenses que conviveram com ele. Vá em paz Norton!”

Três dias de luto oficial foram estabelecidos no Município de Ubá, por meio do Decreto nº 6.642/2021, assinado pelo Prefeito Edson Teixeira Filho no dia 26, em homenagem à memória do Dr. Norton. Nesse período, o Pavilhão nacional ficou mantido a meio-mastro nos locais onde é comumente hasteado.

Por Gisele Caires

Jornalista CMU