Poderes Executivo e Legislativo realizam solenidade de entrega dos títulos de Cidadania Honorária de Ubá e Personalidade Ubaense do Ano de 2021

A sessão solene de entrega dos títulos de Cidadania Honorária de Ubá e Personalidade Ubaense do Ano de 2021 foi realizada na noite de 10 de dezembro, no plenário da Câmara Municipal de Ubá (CMU). Dez pessoas foram agraciadas com a Cidadania Honorária e uma como de Personalidade do Ano.


Tais homenagens são prestadas anualmente pelos Poderes Executivo e Legislativo, conforme a Lei Municipal nº 3099/2001, que institui e regulamenta as concessões desses títulos, e decorrem da decisão dos vereadores e do prefeito, em reconhecimento à grande contribuição dessas personalidades em prol do engrandecimento da cidade e pelo amor e devotamento às causas cívicas e sociais da comunidade, contribuindo para o crescimento do município.


A mesa solene foi composta pelo presidente da CMU, vereador José Roberto Reis Filgueiras, o vice-presidente, vereador Edeir Pacheco da Costa, a 1ª secretária, vereadora Aline Moreira Silva Melo; além das seguintes autoridades: o prefeito de Ubá, Edson Teixeira Filho; a gerente da Contadoria/Distribuição da Comarca de Ubá, Maria Madalena Neves Camiloto; a coordenadora da Defensoria Pública da Comarca de Ubá, Dra. Paula Ávila Dantas Brunner; o comandante do 21º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais, Tenente Coronel PM Jovânio Campos Miranda; o delegado Regional de Polícia Civil de Ubá, Diego Candian Alves; e o presidente da Associação Beneficente Católica/Hospital Santa Isabel, Fabiano dos Santos.


Estavam presentes também os vereadores: Alexandre de Barros Mendes, Aparecida Sônia Ferreira Vidal, Célio Lopes dos Santos, Gilson Fazolla Filgueiras, José Carlos Reis Pereira e José Maria Fernandes.


Durante a solenidade, homenageados, autoridades e convidados apreciaram as apresentações do Hino Nacional Brasileiro, da música “Aquarela do Brasil” e do Hino de Ubá, pelo maestro Wantuil Alexandre, acompanhado pela tecladista e professora Tatiane Andrade.


O prefeito Edson Teixeira Filho parabenizou os homenageados: “É motivo de orgulho para o Executivo assinar a homenagem que ora recebem, a partir da recomendação dos vereadores, aprovação em plenário, sanção da lei e finalmente a sessão solene que marca o reconhecimento da sociedade na presença das autoridades, familiares e amigos. Temos aqui cidadãos que atuam nas mais diversas áreas do município ou região, em diversos setores, e contribuem para o engrandecimento da cidade e da melhoria de vida da população. Gosto muito da frase do grande político Tancredo Neves: ‘A Cidadania não é atitude passiva, mas ação permanente em favor da comunidade’. Creio que ela expressa o que são esses novos ubaenses aqui homenageados. Todos os senhores e senhora foram escolhidos não somente pelo que pensam, não somente pelos projetos, mas notadamente pelas ações que desenvolvem na busca pelo desenvolvimento do município, lutando pelo equilíbrio social, econômico e ambiental, propiciando uma sociedade mais justa e feliz”, destacou.


Edson Teixeira Filho também se dirigiu à Rosângela Alfenas: “A despeito de todo o seu currículo invejável, com atuação firme em vários segmentos da nossa sociedade, a forma como a Rosângela implementou o atendimento no hospital Santa Isabel com apoio incontestável do presidente da entidade, Fabiano dos Santos, diretores e servidores, conseguindo, em curto espaço de tempo construir e equipar dezenas de leitos clínicos e principalmente de UTI, disponibilizando equipes completas para atendimento, amenizando o sofrimento de inúmeros pacientes, isto sim foi extraordinário. Quero expressar os meus mais sinceros agradecimentos pela sua disposição em compreender a importância do atendimento correto ao cidadão e pela grande história de vida que você nos apresenta”, declarou o prefeito.


O presidente da CMU, vereador José Roberto Reis Filgueiras, agradeceu aos homenageados pelos trabalhos desenvolvidos em prol de Ubá. “Aos agraciados com a cidadania honorária, quero dizer que esse título vem oficializar o reconhecimento da comunidade ubaense para cada um dos senhores e da senhora. Se antes vocês já se sentiam de alguma forma ubaenses de coração, agora podem se considerar ubaenses de direito, porque temos muito orgulho de chamá-los de conterrâneos. Essa homenagem é uma forma de reconhecer seu trabalho em prol do progresso de nossa cidade e do bem-estar de nosso povo. Vocês são a síntese do melhor de nossa gente, porque dentre milhares, o nome de vocês foi escolhido”, congratulou.


E enfatizou José Roberto: “Quanto à você, Rosângela Alfenas, que por muitos anos atuou e presidiu esta Casa, posso testemunhar o quanto Ubá lhe devia uma homenagem à altura da dedicação, dinamismo e devoção que pautam o seu trabalho em todos os empreendimentos a que se dedicou e dedica, principalmente na administração do Hospital Santa Isabel, há várias décadas. Os dois últimos anos foram difíceis, de provação de nossa fé e de nossa capacidade de resiliência, devido a uma pandemia que nos privou do convívio de muitos entes queridos. Nesse momento de luta, o Hospital Santa Isabel se tornou o porto seguro dos ubaenses, um oráculo de esperança para a população de Ubá e de muitas cidades da região, com sua equipe de médicos, enfermeiros, técnicos e demais colaboradores, que foi aliado de primeira hora do Poder Público e disponibilizou o atendimento possível aos necessitados. E à frente dessa batalha estava você, Rosângela, na luta diária contra a Covid-19. Obrigado pelo trabalho realizado, pela doação de suas forças, obrigado por fazer a diferença e principalmente, parabéns pela justa homenagem que hoje lhe é prestada”, concluiu o presidente.


E a homenageada com o título de Personalidade Ubaense do Ano, Rosângela Maria Alfenas de Andrade, se pronunciou em nome de todos os homenageados: “Reconheço que Deus me presenteou com muitos dons e dádivas. Entre os dons, a capacidade de discernimento que me faz reconhecer que esta homenagem não é somente minha, e que devo dividí-la com cada um dos trabalhadores da saúde que fazem de seu ofício uma rotineira doação em prol do bem-estar do próximo. Os Poderes Executivo e Legislativo nos presenteiam com dez novos conterrâneos. Cada um de vós enriquece a galeria dos ubaenses honorários. Tenham certeza de que vocês não estão aqui por acaso, mas foram trazidos pelos bons frutos colhidos em sua caminhada. Em meu nome e de todos os homenageados, quero agradecer â Câmara Municipal de Ubá, por esta homenagem muito expressiva e valorosa para cada um de nós”, concluiu Rosângela.

Cidadãos Honorários de Ubá 2021:
Doutor Bruno dos Santos Farnetano
Senhor Ednaldo Antônio Bezerra
Senhor Filipe Gonçalves de Souza
Senhora Francisca Lúcia Vidal de Sá
Senhor Hélio Antônio Alexandre
Padre Jovani Becari Moreira
Doutor Marcio Furtado Granato
Tenente Marcone Nunes Cordeiro Costa
Deputado Federal Misael Artur Ferreira Varella e
Doutor Wagner Inácio Freitas Dias

Personalidade Ubaense do Ano de 2021
Senhora Rosângela Maria Alfenas de Andrade

registrado em: