Projeto Câmara nas Comunidades é realizado no bairro Altair Rocha

PROJETO CÂMARA NAS COMUNIDADES É REALIZADO NO BAIRRO ALTAIR ROCHA

Um mutirão de informações, serviços essenciais e gratuitos nas áreas de cidadania, saúde, educação, lazer e cultura tomou conta da manhã deste sábado, 14 de abril, no bairro Altair Rocha. Foi o Projeto Câmara nas Comunidades que aportou no local, atraindo centenas de pessoas. O primeiro evento de 2018 ocorreu na Praça Rosalina M. N. Pereira e contou com dezenas de voluntários de diversas áreas, coordenados pela Câmara Municipal de Ubá (CMU).

Nossos servidores ouviram as demandas dos moradores da região – sugestões de melhorias, necessidades, reclamações, etc – que serão apresentados aos vereadores, e prestaram informações sobre os projetos desenvolvidos pela Escola do Legislativo, pelas comissões legislativas e sobre o Centro de Atenção ao Cidadão da CMU.

A efetivação do evento só é possível por meio da mobilização de vários parceiros que, ao lado das atividades da câmara, promovem ações variadas: prestam informações sobre prevenção do câncer, acidentes domésticos, informações sobre doenças sexualmente transmissíveis e AIDS, além de orientações sobre o diagnóstico precoce de diversas doenças, informações jurídicas, etc.

Entre as muitas reivindicações registradas pelos servidores da Câmara estão limpeza e capina em todo o bairro, instalação de quebra-molas em frente à pracinha da mina, intensificar o policiamento, implantação de um posto de saúde mais próximo, revitalização da praça local com instalação de brinquedos para o lazer das crianças, além de realização de atividades na quadra de esportes do bairro Altair Rocha.

A banda de música da Polícia Militar abriu as atividades interpretando clássicos da música nacional e internacional. Integrantes dos grupos Abadá Capoeira e da Garra Mineira levaram para o evento a ginga e a musicalidade dessa importante representação cultural brasileira, por meio de uma grande e animada roda de capoeira.

O dia ensolarado contribuiu para a participação da criançada acompanhada dos pais neste programa em família. A área de recreação com pula-pula, contação de histórias, algodão doce, pintura facial, desenhos e dobraduras, ficou cheia.
Prestigiaram esta edição do Câmara nas Comunidades os vereadores Rosângela Maria Alfenas de Andrade (presidente), Edeir Pacheco da Costa (vice-presidente), Pastor Darci Pires da Silva (secretário), Jane Cristina Lacerda Pinto e José Roberto Reis Filgueiras.

Parceiros:
O projeto Câmara nas Comunidades é desenvolvido por meio de parcerias firmadas com diversas associações, instituições e organizações não governamentais do município. São elas: Corpo de Bombeiros Militar, 21º Batalhão de Polícia Militar, Escola de Cabeleireiro Érima Rodrigues, Faculdade Governador Ozanan Coelho (Fagoc), Fundação Presidente Antônio Carlos (Fupac), Grupo de Apoio ao Paciente de Câncer (Grapac) Ubá, Rotary Clube de Ubá, Associação Comercial e Industrial de Ubá (Aciubá), Associação de Capoeira Garra Mineira, Abadá Capoeira, Associação dos Aposentados de Ubá e Região, Associação Ubaense de Famílias e Amigos dos Autistas (Aufa), Associação Ubaense de Saúde Mental, Mães Solidárias, Federação Municipal das Associações Comunitárias dos Bairros e Distritos de Ubá (Femac), Centro de Referência em Assistência Social (Cras) dos bairros Vila Casal,São Domingos e Pires da Luz, Prefeitura de Ubá e Paróquia do Divino Espírito Santo.