Psiquiatra fala sobre Saúde Mental do Jovem para o PJ de Ubá

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Ubá realizou em 28 de junho, no plenário, a palestra sobre o tema: Saúde Mental do Jovem, a cargo do psiquiatra José de Alencar Ribeiro Neto.
O evento faz parte da programação da etapa municipal do Projeto Parlamento Jovem, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, e participaram estudantes do ensino médio das escolas estaduais Dr. Levindo Coelho, Governador Valadares, Padre Joãozinho e Polivalente e Colégio Tiradentes e Colégio Losango de Ubá. A secretária da Mesa Diretora da CMU, vereadora Aline Moreira Silva Melo, deu as boas-vindas aos estudantes e ao Dr. José de Alencar, agradecendo a participação de todos.
O palestrante abordou sobre as gerações, mais especificamente a geração Z, por ser o público presente, demonstrando as suas características, a realidade, as dificuldades e as consequências vividas por esta geração.
O psiquiatra explicou que para entender o que é a geração Z as pessoas precisam saber quais são as gerações anteriores: Baby Boomers (nascidos entre 1946 e 1964), Geração X (1965-1980), Geração Y ou Millennials (1981-1996) e Geração Z (1997-2010). Há ainda a Geração Alfa, que compreende os nascidos a partir de 2010. “Cada uma dessas gerações tem algumas características específicas e maneiras de pensar, agir, aprender e se comportar nos diferentes ambientes, como o escolar e o profissional. Conhecer esses traços é importante, pois ajuda a lidar melhor e de forma mais assertiva com as pessoas dos diferentes grupos geracionais”, afirmou.
Ele destacou que a geração Z vive em época diferente e a tecnologia muda tudo e influencia demais as gerações, inclusive na saúde mental. “Na realidade, a geração Z sente mais sofrimento mental que as outras gerações, diz pesquisa. A saúde mental desta geração é muito preocupante, porque os níveis de ansiedade e depressão estão aumentando muito. O suicídio é a segunda principal causa de morte entre esta geração, só perde para a principal, que são as mortes violentas. Ou seja, suicídio mata mais que doença cardíaca, diabetes, câncer e qualquer outra doença que o médico trata”, disse o psiquiatra.
Dr. José de Alencar ressaltou ainda que a geração Z é altamente comunicativa, porque a internet permite isso. “É uma geração que tem muito diálogo e pouca confrontação. Como não são tão críticos e não tem preconceitos com as coisas, dialogam com todo mundo e isto é maravilhoso, uma geração com bem menos preconceitos. São extremamente pragmáticos, buscam muita eficiência com as tecnologias, e com isto são muito mais informados que as gerações anteriores”, contou.
O palestrante também falou aos estudantes sobre as características da geração Z. “Esta geração é nômade de identidade, não gostam de rótulos. A geração Z é totalmente fluida, entra em qualquer ambiente sem nenhuma dificuldade. Moldam a identidade deles a partir desta fluidez. Não tem problema nenhum em se envolver em grupos e são radicalmente inclusivos. A coisa que mais me impressionou na geração Z é que é a primeira geração que não distingue mesmo a diferença entre amigo online e amigo do mundo físico. Os jovens desta geração sabem a diferença, mas não distinguem importância”.
Sobre a crise de identidade que a geração Z está vivendo, o médico pontuou: “Vocês desta geração não sabem quem são. Seguem tantos modelos, tantas coisas, se infiltram, são tão fluidos, que vocês não sabem quem são e não conseguem ter uma identidade, uma raiz, e isto está deixando de existir, causando ansiedade, tristeza e angústia”.
O psiquiatra também tratou sobre o mercado de trabalho, ressaltando que a geração Z está se esbarrando na lentidão e na falta de tecnologia. “Esta geração tem urgência, a informação é extremamente rápida e o mercado de trabalho não está bem assim, por isto ocorre o conflito. A geração Z tem dificuldades de lidar com frustação. A vida real não está em clique. E um dos objetivos mais importantes da vida da gente, que é o trabalho e a busca pelo conhecimento, dependem de esforço, dedicação e de tempo, e isto não tem nada a ver com rede social”.
Segundo o psiquiatra, a geração Z tem muitos casos de ansiedade e depressão e isto tem se tornado assustador. “Os estilos de vida imediatos, as transformações das relações sociais, como é absorvida a tecnologia, a urgência que a geração Z tem, e a multitarefa estão gerando mais vulnerabilidade e problemas mentais e maior demanda de apoio psicológico de profissionais. Porque a ansiedade, a depressão e o suicídio têm aumentado tanto entre as pessoas da geração Z? É só a gente pensar em quais são os principais fatores de risco: ter transtorno mental, principalmente a depressão, uso de substâncias como álcool e drogas, impulsividade, e ter sofrido qualquer tipo de abuso na infância. Chamo a atenção para dois fatores de risco para comportamento suicida: falta de habilidade para resolução de problema, ausência de amigos/isolamento social. Essa geração é uma geração solitária”, explicou.
Além disso, Dr. José de Alencar mostrou aos estudantes o resultado de uma pesquisa que demonstra a média de tempo que o brasileiro jovem, geração Z, fica somente no instagram, por dia, que é de 6 horas e meia, fora o whatsApp, e com isto a noção de processo fica comprometida. “Temos ainda realidades preocupantes: as taxas de depressão e suicídio dispararam desde 2011. Os sintomas de depressão entre garotos subiram 21% entre 2011 e 2015. Os sintomas de depressão entre garotas subiram 50% entre 2011 e 2015. E os problemas de sono aumentaram em 57%”, ressaltou.
E para finalizar, o psiquiatra deixou a seguinte reflexão para todos: “Quem eu sou? Quais são as minhas raízes? E como obter reconhecimento?”.

PARLAMENTO JOVEM MINAS
O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política destinado aos estudantes dos ensinos médio e superior dos municípios mineiros, que cria para os jovens uma oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual.
O projeto existe desde 2004 e é uma iniciativa da Assembleia Legislativa do estado, por meio da Escola do Legislativo, e do Instituto de Ciências Sociais e da Pró-reitoria de Extensão da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
A cada ano, um tema de relevância social e de interesse dos jovens é trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, debates e deliberação. As câmaras municipais mobilizam escolas do ensino médio e fazem parcerias com universidades, órgãos públicos, empresas e organizações da sociedade civil, para a implementação do projeto.
Assim, é criada uma extensa rede de formação política e educação legislativa em todo o Estado. Em 2022, o Parlamento Jovem de Minas vai debater e formular propostas sobre o tema “Saúde mental do jovem”.
Esse assunto foi escolhido pelos estudantes do ensino médio participantes do projeto, em votação remota realizada no mês de setembro de 2021. Os subtemas abordados são: Políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental; Estratégias da comunidade para promoção da saúde mental; e Uso saudável das novas tecnologias.

registrado em: