Realizada a plenária regional do Parlamento Jovem 2023

Dezenas de estudantes das cidades de Ubá, Visconde do Rio Branco, Coimbra, Paula Cândido e Viçosa, que integram o polo Zona da Mata Norte,  participaram, em 04 de agosto, no plenário da Câmara Municipal de Ubá, da plenária regional do Parlamento Jovem de 2023.

Compuseram a mesa, o presidente da Câmara Municipal de Ubá, vereador José Roberto Reis Filgueiras, os vereadores Célio Lopes dos Santos, José Carlos Reis Pereira e José Maria Fernandes. Além deles, o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, vereador Maciel de Freitas Silva Braga, o presidente da Câmara Municipal de Paula Cândido, vereador Revelino Henrique de Lana, os vereadores de Paula Cândido, Rogerio Cardoso Diniz, Ildeu de Souza Santos, Marcelo dos Santos Venâncio e Francislaine Aparecida Emiliano, e o vereador e coordenador Geral da Escola do Legislativo de Viçosa, Bartomélio da Silva Martins.

Na abertura, as autoridades deram as boas-vindas aos estudantes e falaram da importância do projeto para cada município. Os coordenadores de cada cidade participante e a coordenadora Pedagógica do Polo, Patrícia Machado Gomes, acompanharam as atividades ao longo do dia, dando suporte aos estudantes na realização da plenária. O monitor da Escola do Legislativo de Viçosa, Pedro Emanuel Gonçalves Ribeiro, coordenou a dinâmica de votação na plenária, acompanhando do monitor Caique Alves Faustino.

Ainda na plenária regional, após a escolha dos coordenadores e dos suplentes de cada subtema, os alunos debateram as propostas apresentadas, fruto de seus projetos nas plenárias municipais.

A próxima etapa acontece nesta semana, os estudantes terão que responder um formulário on-line, que já está disponível na plataforma e escolher uma proposta, de cada um dos três subtemas, para representar o Polo Zona da Mata Norte, na plenária estadual, que será realizada em setembro, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

O tema do Parlamento Jovem de 2023 é:  “Jovem e mercado de trabalho”. E os subtemas são: Desenvolvimento econômico e geração de trabalho; Escolaridade e qualificação profissional; e Jovens em situação de vulnerabilidade e inclusão no trabalho.

O Parlamento Jovem de Minas é um programa de formação política dos estudantes do ensino médio. Nele, o jovem conhece a política e as formas de participação nos Legislativos municipal e estadual. É uma iniciativa da ALMG, por meio da sua Escola do Legislativo. As cidades participam por meio de suas câmaras municipais, que são as parceiras do programa. A ação tem o apoio da PUC Minas.