Realizada a solenidade de entrega de títulos de Personalidades Ubaenses do Ano e da Comenda Ary Barroso

O Poder Legislativo realizou em 02 de dezembro de 2022, no plenário Vereador Lincoln Rodrigues Costa, a sessão solene de entrega da Comenda Ary Barroso e dos Títulos de Personalidades Ubaenses do Ano, ambos pelos relevantes serviços prestados ao povo de Ubá. Nove pessoas receberam os títulos de personalidades Ubaenses do Ano, e uma pessoa foi agraciada com a Comenda Ary Barroso.

As honrarias estão previstas no artigo 158 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Ubá. As indicações dos títulos honoríficos são decretos legislativos. A solenidade reuniu diversas autoridades civis e militares, amigos e familiares dos homenageados.

Integraram a mesa diretora da sessão: o presidente da Câmara Municipal de Ubá, vereador José Roberto Reis Filgueiras; o vice-presidente da Câmara Municipal de Ubá, vereador Edeir Pacheco da Costa; a primeira secretária da Câmara Municipal de Ubá, a vereadora Aline Moreira Silva Melo; o prefeito Municipal de Ubá, Edson Teixeira Filho, o coordenador da Defensoria Pública da Comarca de Ubá, Dr. Guilherme Barquete Fernandes; o comandante da 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Ubá, capitão Carlos Eduardo Guilarducci Fonseca; e o diretor Institucional e presidente da comissão de Direito Público administrativo da 30 ª Subseção da Ordem Dos Advogados do Brasil (OAB), Jardel Peron Waquim. Além deles, compuseram a mesa os vereadores Alexandre de Barros Mendes, Gilson Fazolla Filgueiras; Célio Lopes dos Santos; José Carlos Reis Pereira; e José Maria Fernandes.

Os homenageados com os títulos de personalidades ubaenses do ano foram: Afonso Magalhães Corbelli; Bruno Squizzato de Oliveira; Fabiano Teixeira Fusaro; pastor José Cesário Junior; Dr. Marcello de Souza Rodrigues; Saulo de Souza; Sebastião César Baldez Júnior; Sebastião Fortunato Lucarelli; e pastor Wagner Neves. E o homenageado com a Comenda Ary Barroso de 2022, foi Geraldo Bicalho Calçado.

O evento contou, ainda, com a apresentação do Hino Nacional Brasileiro e do Hino do Município; pelo maestro Wantuil Alexandre e Tatiane Andrade, que também executaram a música Aquarela do Brasil, de autoria do ubaense Ary Barroso.

O homenageado com o título de Personalidade Ubaense do Ano, Fabiano Teixeira Fusaro, discursou em nome de todos os homenageados.

O prefeito de Ubá, Edson Teixeira Filho cumprimentou os homenageados e ressaltou a importância a homenagem a personalidades ilustres do município de Ubá.

O presidente da CMU, vereador José Roberto Reis Filgueiras, em seu discurso enfatizou que nada mais é gratificante na vida de um homem do que o reconhecimento. “Não pela vaidade de ser reconhecido, mas pela afirmação coletiva de que nossos atos tiveram aprovação majoritária em meio a esta imensidão que é a diversidade humana. A atitude de reconhecer e homenagear, portanto, é uma atitude de desprendimento e profunda demonstração de consideração e afeto”, disse.

O presidente cumprimentou e parabenizou os homenageados da noite e destacou a importância da escolha de seus nomes. “O Título de Personalidade Ubaense do Ano é uma homenagem prestada pela Câmara Municipal de Ubá, aos cidadãos pelos relevantes serviços prestados ao povo Ubaense. Quero dizer que a escolha de seus nomes para esta importante homenagem, não é por acaso. Ela se dá pelo mérito de cada um. E nós, vereadores, reconhecemos e valorizamos essa missão que os senhores desenvolvem junto à comunidade com competência, organização e honradez por aquilo que fazem. É uma forma muito especial de dizer que todos vocês são muito importantes para nós ubaenses”, pontuou.

A Comenda Ary Barroso é considerada o título máximo a ser concedido pela Câmara Municipal, é, portanto, a mais relevante homenagem que o Município outorga a cada ano ao cidadão que se destaca nos mais diversos segmentos representativos da cidade de Ubá, como reconhecimento e aplauso do Poder Público Ubaense. “O nosso homenageado com a Comenda Ary Barroso é o senhor Geraldo Bicalho Calçado, o Geraldinho Calçado como é conhecido por todos. Geraldinho presidiu esta Casa nos anos de 1997 a 1998 e de 2001 a 2002, foi vereador por sete mandatos, contribuindo par ao  aprimoramento das leis, discutindo temas de relevância para o município, aliando caráter e respeito para melhor atender aos anseios da população ubaense. Geraldinho Calçado é muito querido pelos vereadores e servidores desta Casa de Leis. Parabéns por esta merecida homenagem”, concluiu José Roberto.