Saúde mental do jovem será o tema do Parlamento Jovem 2022

A edição de 2022 do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) discutirá “Saúde mental do jovem”. O tema foi escolhido pelos estudantes, na etapa Estadual do PJ Minas, em reunião remota realizada em 30 de setembro de 2021. Duzentos e trinta alunos de todo o Estado participaram do evento, entre eles, os estudantes de Ubá que integram o Polo Zona da Mata III, Camilly Catherinck Amaral Gerheim, Manuela Lima de Brito e Davi Lengruber Aguiarque acompanharam virtualmente o encontro.

O tema “Saúde mental do jovem” recebeu 136 votos ou quase 60% do total. Estudantes de oito polos regionais do projeto fizeram a defesa dessa opção. Na reunião os alunos apresentaram argumentos em favor do tema e destacaram sua pertinência, sobretudo no momento de isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19.
Os subtemas para a edição de 2022 foram escolhidos em 1º de outubro e são eles: "Políticas públicas em saúde mental", "Estratégias para promoção da saúde mental" e "Uso saudável das novas tecnologias".

Também concorreram os temas “Jovem e mercado de trabalho”, que teve 58 votos, e “Educação inclusiva: acessibilidade e sistemas alternativos de comunicação”, que ficou com 36 votos. A votação foi feita por formulário eletrônico.

PARLAMENTO JOVEM (PJ)
O Parlamento Jovem de Minas é um programa de formação política voltado aos estudantes do ensino médio. É uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo (ELE), realizada em parceria com diversas câmaras municipais mineiras. Cria a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual. A cada ano, os jovens escolhem um tema de relevância social e vivenciam atividades de estudo, debates e deliberação que contribuem para sua formação política. Em 2021 o tema debatido pelos estudantes é Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.