Sessão solene de entrega do título de Cidadania Honorária de Ubá e da Comenda Ary Barroso é realizada na CMU

A sessão solene de entrega dos títulos de Cidadania Honorária de Ubá e da Comenda Ary Barroso foi realizada na noite de 15 de dezembro, no plenário Vereador Lincoln Rodrigues Costa. Onze pessoas foram agraciadas com os títulos de Cidadania Honorária de 2023 e uma com a Comenda Ary Barroso.

A cada ano, num universo de centenas de pessoas, a Câmara de Ubá escolhe cidadãos, dos mais diversificados segmentos, para distinguir com essa honraria. Os vereadores buscam homenagear àqueles que se destacaram em suas áreas de atuação e que demonstraram apreço por esta cidade.

Integraram a mesa solene as seguintes autoridades: o presidente da Câmara Municipal de Ubá (CMU), vereador José Roberto Reis Filgueiras, o vice-presidente da CMU, vereador Edeir Pacheco da Costa, a primeira Secretária da CMU, vereadora Aparecida Sônia Ferreira Vidal, o prefeito Municipal de Ubá, Dr. Edson Teixeira Filho, o delegado da 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Leopoldina, Diego Candian Alves; o comandante da 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Ubá, capitão BM Carlos Eduardo Guilarducci Fonseca; a presidente da OAB Jovem da 30 ª Subseção da Ordem Dos Advogados do Brasil (OAB) de Ubá, Allana de Andrade Gazolla, a presidente da Associação Comercial e Industrial de Ubá, Izabel Vieira Guimarães e os vereadores, Alexandre de Barros Mendes; Aline Moreira Silva Melo, Célio Lopes dos Santos; Gilson Fazolla Filgueiras; José Carlos Reis Pereira, e José Maria Fernandes.

Os agraciados com o Título de Cidadania Honorária de Ubá foram: Adriana Guimarães Guerra, representada por Lisiara Neves Duarte Martins; Almir Colpany; Anderson de Almeida Costa; Deputado Estadual Roberto Cupolillo (Betão); Dr. Mário Jorge Lima Valdez Tavares; João Paulo Ciribeli; Leandro Barreto Grôppo; Padre João Victor Melo Martins; Peter Teófilo, representando por Carlos Roberto dos Santos; Rafael da Silva Melão; e Ricardo Antônio do Nascimento. E o homenageado com a Comenda Ary Barroso foi José Evandro Pinto.

Durante a solenidade, homenageados, autoridades e convidados apreciaram Marta Martins Luzia da Cunha cantando o Hino Nacional acompanhada pelo Maestro Wantuil Alexandre e ao teclado pela musicista Tatiane Andrade. O Hino de Ubá foi cantado pelos alunos da AMA – Amigos Mãos Abertas de Ubá e acompanhados na flauta pelos alunos da Escola Arte Musical Walt, e a música Aquarela do Brasil de autoria do imortal compositor ubaense Ary Barroso, foi cantada pela aluna da Escola Arte Musical Walt, Lorena Bernardo Lourenço, acompanhada pelo Maestro Wantuil Alexandre e pela musicista Tatiane Andrade.

O homenageado com a Comenda Ary Barroso, José Evandro Pinto, fez um discurso de agradecimento. “É motivo de muita honra para mim estar aqui recebendo esta homenagem, e diante de pessoas tão importantes e ilustres. Penso não ser merecedor, afinal de contas há pessoas na cidade muito mais dignas deste título. Logo, eu só posso agradecer, de coração, por ter sido lembrado e indicado para estar aqui hoje”, disse.

José Evandro contou ainda sobre seu passado, sobre o caminho percorrido ao longo dos anos para chegar onde está hoje. “O sonho de menino foi se tornando realidade, e hoje, eu imagino que a minha trajetória profissional de 33 anos dentro da Itatiaia, uma grande escola para mim, me fez chegar aonde estou agora. Preciso dizer que tenho muito orgulho dessa trajetória que só foi possível porque um dia o saudoso Lincoln César Penna Costa e posteriormente, Victor Penna Costa, acreditaram em mim e no meu trabalho. Contudo, não cheguei aqui sozinho, trago comigo também uma equipe muito competente e dedicada que faz toda a diferença. E claro, agradecer a minha esposa, Elisiane, meu porto seguro, que me apoia e sustenta com orações e presença nas minhas ausências de casa”, declarou.

O prefeito Municipal de Ubá, Edson Teixeira Filho, em seu pronunciamento, cumprimentou os homenageados e ressaltou a importância da homenagem. “É uma honra poder prestar estas homenagens a pessoas tão importantes. Hoje temos também quatro servidores do município sendo homenageados, isto mostra que o município por meio de seus representantes que são os vereadores, reconhece o trabalho que cada um desempenha, e demonstra a qualidade da equipe que administração atual possui. Nossos cumprimentos a todos os homenageados, especialmente ao José Evandro Pinto que hoje recebe a Comenda Ary Barroso”, destacou o prefeito.

O presidente da Câmara Municipal de Ubá, vereador José Roberto Reis Filgueiras, também parabenizou os homenageados em nome do Poder Legislativo.  “É uma honra conceder este título a pessoas que tem tanto amor e respeito pelo nosso município e pela nossa população. Hoje também homenageamos com a Comenda Ary Barroso o ubaense José Evandro Pinto, um exemplo e uma inspiração para muitas pessoas de que tudo depende da força de vontade e da Fé. Ele venceu os obstáculos que a vida trouxe e se tornou um grande homem que, há muitos anos trabalha como gerente e diretor industrial das unidades da Itatiaia em Ubá e Sooretama, no Espírito Santo. Que a sua atuação e a sua vida, José Evandro, possam inspirar muitas outras pessoas a fazerem a diferença e a correr atrás dos sonhos”, destacou José Roberto.

José Roberto também deixou a mensagem de fim de ano a toda a população. “Já se aproximam as festas de fim de ano. Quero, então, desde já, desejar a todos um Natal de muita paz e saúde. Que as esperanças sejam renovadas em um futuro melhor e mais próspero para todos e que em todos os lares ubaenses haja fartura de alimento, para o corpo e para a alma. Que Deus abençoe a todos”, concluiu.