Sua conta de energia veio com valor mais alto neste mês? Energisa explica a questão em comunicado

Na última semana, a Gerência de Comunicação da Energisa divulgou nota esclarecendo que não houve, recentemente, reajuste de tarifa de energia e, portanto, não há aumento de valor na conta devido, exclusivamente, ao valor da tarifa. A empresa lembra que a conta de luz é calculada com base na tarifa de energia elétrica, diferente em cada local.

Para emitir a conta de energia, é seguido um calendário de leitura dos medidores que varia entre 28 e 33 dias, em média. No mês de abril, excepcionalmente, o ciclo de leitura para apurar o consumo de alguns clientes chegou a 35 dias. Na maioria desses casos, o período de leitura anterior foi de apenas 28 dias. De acordo com a concessionária, essa informação consta na conta de energia e explica, em alguns casos, o aumento do valor da conta. 

Há também o valor da Taxa de Iluminação Pública, que varia pela faixa de consumo e por município. Outro ponto importante a ser acompanhado pelo consumidor em suas contas de energia é a incidência de PIS e Cofins, que são tributos federais e com percentuais variáveis a cada mês, impactando no valor final da tarifa. 

Além disso, a Energisa alertou para o aumento de consumo de energia durante o período de isolamento social. “Como as pessoas estão passando mais tempo em suas residências, o consumo tende a subir, provocando o aumento do valor das faturas. Por esta razão, é de suma importância adotar hábitos de consumo consciente e reavaliar a utilização de alguns eletrodomésticos”, ponderou a empresa.    

Quanto aos clientes comerciais, a concessionária comenta que há estabelecimentos fechados por determinação dos órgãos públicos e, em alguns, os medidores de energia ficam dentro do imóvel, inviabilizando o acesso. Deste modo, a leitura é feita, obrigatoriamente, pela média. "Nesses casos, o ideal é que o próprio cliente faça a leitura (que chamamos autoleitura) e informe à empresa. Lembramos que a data prevista para a próxima leitura vem na conta do consumidor e cada um pode realizar a autoleitura até três dias antes desta data e informar à Energisa através de um dos canais de atendimento", explicou o gerente de Serviços Comerciais, Luciano Lima.

*Com informações da Gerência de Comunicação da Energisa