Tribuna Livre: confira quem utilizou o espaço em junho e julho
Prevista no artigo 143 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Ubá (Resolução nº 01/2022), a Tribuna Livre é um espaço concedido pelo Legislativo Ubaense para utilização pública e é realizada facultativamente, podendo qualquer cidadão requerer o seu uso, mediante a autorização prévia do Presidente da CMU. Para cada sessão ordinária a utilização da Tribuna Livre é limitada a duas pessoas, ficando reservado o tempo de dez minutos para cada, exceto para palestras e apresentações, casos em que o prazo será de até 20 minutos e poderá ser utilizada para este fim apenas uma vez ao mês.
A Tribuna Livre pode ser utilizada para:
I - exposição ou debate de matérias de interesse da comunidade;
II - reivindicação de solução a problemas enfrentados pela comunidade;
III – para falar sobre proposição legislativa;
IV – para prestar agradecimento;
V – palestras e apresentações.
A inscrição deve ser realizada em até quarenta e oito horas de antecedência para falar sobre assuntos gerais e até seis horas antes de iniciada a reunião, para falar de projeto de lei pautado. No requerimento deverá ser especificado o assunto a ser tratado e caberá ao Presidente deferi-lo e cassar a palavra de qualquer orador que extrapolar o tema para o qual se inscreveu.
Cada Vereador poderá solicitar a palavra por até dois minutos após o orador encerrar sua exposição na Tribuna Livre, caso queira esclarecer ou abordar o algum ponto do assunto exposto, vedada a réplica.
O orador que utilizar a Tribuna Livre somente poderá reutilizá-la 120 dias depois.
Tribuna Livre nos meses de junho e julho:
v 02 de junho - Emanuel Meneses da Silva (vereador de Itamarati de Minas e colaborador do Hospital São Vicente de Paulo). Assunto: enaltecer o trabalho do provedor do hospital e declarar gratidão a toda equipe do HSVP.
v 09 de junho - Natália Medice, Vereadora do Município de Astolfo Dutra pelo Partido dos Trabalhadores. Assunto: Projeto de Lei n.º 34/2025, que “Proíbe o ingresso de resíduos sólidos e rejeitos gerados em outros municípios, ou que deles sejam provenientes, para tratamento, destinação e/ou disposição final em aterro sanitário localizado no Município de Ubá”.
v 16 de junho - Abel Cerqueira Lima dos Santos. Assunto: congresso para jovens promovido pela UMAADEUR (União de Mocidade e Adolescente da Assembleia de Deus de Ubá e região) - Moção da Vereadora Aline Melo à UMAADEUR.
v 16 de junho - Lukas Pereira Custodio. Assunto: classificação do Grupo de danças urbanas OESTE 7, para o festival internacional do Mercosul na Argentina.
v 23 de junho - Anderson de Almeida Pereira e Luciano Rufato Teixeira. Assunto: competências da Defesa Civil e os projetos de monitoramento preventivo que pretendem implantar no munícipio.
v 23 de junho - Kelly da Silva, Vice-Diretora da UEMG Ubá. Assunto: Projetos de Lei nº 3.733/2025 e nº 3.738/2025, em tramitação na ALMG, propondo a transferência de bens públicos mineiros à União como forma de abatimento da dívida estadual e a transferência da gestão da UEMG ao Governo Federal.
v 14 de julho - Bruno Salles Mattos - Delegado Regional de Polícia Civil. Assunto: informar sobre os trabalhos de suas equipes à comunidade ubaense.
v 14 de julho - Diego Dias Guimarães Miguetti. Assunto: falar sobre a importância do apoio ao Projeto de Taekwondo.