Ubá tem 184 casos confirmados de Dengue em 2020

Nem três meses se passaram, e nossa cidade já contabiliza 184 casos de Dengue e três de Chikungunya confirmados por exames laboratoriais neste ano. E os números podem ser ainda maiores, considerando que a Vigilância Epidemiológica informou que até a semana epidemiológica onze, foram constatados 918 casos prováveis de arboviroses, sendo 827 de Dengue, 46 de Chikungunya e 45 de Zika Vírus, conforme boletim divulgado em 24 de março.

Os exames são realizados em laboratório de referência, na Fundação Ezequiel Dias - FUNED, em Belo Horizonte, conforme preconizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG). Assim, o tempo de resposta das amostras encaminhadas para análise varia de acordo com a demanda da instituição, que atualmente já está em sobrecarga para realizar os testes para Covid-19.

A Prefeitura de Ubá, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, com o objetivo de informar os dados atualizados em relação à situação epidemiológica do Município, divulga periodicamente em seu site o Informativo Epidemiológico, com os números relativos às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti e demais doenças e agravos.

Alto Risco

Assim como em janeiro de 2019, o resultado (8,2%) do primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti – LIRAa do ano de 2020, apontou “Alto Risco” de surtos de doenças causadas pelo mosquito.

O primeiro LIRAa do ano foi realizado no período de 6 a 10 de janeiro, onde os Agentes de Combate às Endemias – ACEs estiveram em campo coletando amostras em todos os bairros do município de forma simultânea, e após consolidação dos dados foi certificado que os criadouros  dentro das residências continuam sendo o maior vilão.

Vasos, pratos, frascos de plantas e bebedouros de animais, somam 23.9% dos focos de Aedes encontrados, 23.5% são calhas, ralos, lajes e sanitários em desuso. Os tambores e reservatórios de água somam 19,1%, caixas d’agua 14.8%, lixo (recipientes plásticos, garrafas etc.) 13%, pneus 4.8% e por fim os depósitos naturais como bromélias, folhas e buracos de árvores representam 0,9%.

Combate ao Aedes em Ubá

Diante do elevado resultado do índice (8,2%), a Secretaria de Saúde está intensificando as ações através dos mutirões de limpeza que serão retomados, contratação de novos agentes, telagem de caixas d’água, implantação de Comissões Permanentes de Combate à Dengue - CPCDs nas empresas e nas escolas, campanhas de mobilização incentivando inclusive o uso de repelentes e a realização da limpeza nas residências.

O trabalho de conscientização continua sendo realizado pelos Agentes Comunitários de Saúde em conjunto com os Agentes de Combate às Endemias. É importante reforçar que a população receba bem os Agentes e siga as orientações dadas por eles.

ALERTA - Dicas de Prevenção

- Mantenha limpas e vedadas adequadamente as caixas de água e os demais reservatórios de água;

- A água sanitária também poder ser utilizada para eliminar as larvas do mosquito Aedes aegypti, na proporção de 2 ml de água sanitária por litro de água. Mas é importante lembrar que ela NÃO PODE ser utilizada em água para consumo humano e de animais. Assim, tambores de armazenamento (100 litros) de água não utilizada para consumo deve adicionar 1 copo americano (200 ml) de água sanitária. O tratamento deve ser repetido semanalmente, de preferência em dia fixo, de modo a garantir que a solução continue efetiva;

- Lave e escove as partes internas dos vasos sanitários em desuso e vede corretamente os ralos, fazendo uso de água sanitária e sabão em pó semanalmente nesses locais;

- Mantenha a casa limpa e sem água parada para evitar os possíveis criadouros: nada de manter pratinhos de plantas com água, garrafas pet ou qualquer objeto que facilite o acúmulo de água. Verifique as bandejas na parte de trás dos refrigeradores;

- Mantenha as calhas livres de entupimentos para evitar represamento de água nas mesmas;

- Mantenha limpos e escovados os bebedouros de animais domésticos. A água deve ser trocada diariamente;

- Mantenha piscinas devidamente tratadas;

- Dê um cuidado especial ao armazenamento e destinação do lixo. Jamais descarte qualquer outro material que possa acumular água no quintal de casa, no quintal de vizinhos, na rua ou em lotes vagos.

Essas ações são primordiais para se combater o vetor transmissor de doenças que matam. Para enfrentar o Aedes é preciso a união de toda sociedade. Realizar a vistoria nos domicílios e locais de trabalho é de extrema importância.

Fonte: Prefeitura Municipal de Ubá