Veja quais foram os homenageados com Moções dos vereadores no último mês

Durante o mês de maio, os parlamentares ubaenses aprovaram e entregaram cinco moções de aplausos. Confira quais foram as instituições e personalidades homenageadas:

Moção nº 015/2025 - Autor: Vereador José Maria Fernandes

À empresa Carolina Baby.

“Em abril de 1994, Áureo e Gilberto decidiram ingressar no mercado moveleiro e fundaram a empresa Carolina Móveis, que iniciou suas atividades com 18 funcionários. A empresa teve início em um pequeno galpão, anteriormente utilizado como granja de frangos, situado na Vila Casal, na cidade de Ubá – MG.

Já no ano seguinte, Áureo tomou a decisão de transferir a empresa para o Distrito de Diamante, sua terra natal. Com isso, iniciaram-se as obras no novo local, que à época sequer contava com rede de energia elétrica. Apesar das muitas dificuldades, nenhuma delas foi capaz de impedir a realização do sonho de contribuir para o desenvolvimento social e econômico do distrito.

No início de suas atividades, a Carolina Móveis produzia cômodas, racks, estantes e camas de madeira. Contudo, com uma visão de futuro apurada, a empresa identificou uma lacuna significativa no segmento de móveis infantis, especialmente no que diz respeito aos berços. Naquele momento, o mercado carecia de critérios técnicos e de segurança que garantissem a adequação do produto ao uso infantil.

Afinal, o berço é o primeiro local onde a criança permanece logo após o nascimento, substituindo o conforto e a segurança do ventre materno, exigindo, portanto, atenção máxima à sua fabricação.

Diante disso, Áureo liderou um projeto de normalização para berços infantis de uso doméstico, junto à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). Áureo já possuía ampla experiência na área de normalização técnica e engenharia, o que foi fundamental para conduzir o processo.

Foram mais de dez anos de trabalho, estudos e defesa de teses até o surgimento das primeiras normas brasileiras voltadas à regulamentação do setor de berços infantis.

Paralelamente a esse processo, a empresa assumiu um novo nome que dialogasse melhor com o novo posicionamento de mercado voltado exclusivamente para o setor infantil. Surge, assim, a marca Carolina Baby.

Com essa transformação, a empresa tornou-se a primeira indústria brasileira especializada exclusivamente na fabricação de móveis infantis a obter o certificado do INMETRO para berços infantis de uso doméstico — um marco histórico para o setor moveleiro nacional.

Atualmente, com 31 anos de atuação, a Carolina Baby já certificou 117 diferentes projetos de berços, sendo a líder no setor, com 34 certificados ativos e outros três em fase final de certificação.

A força da marca Carolina Baby é comprovada por seus 10 prêmios Top Móbile, como marca mais lembrada no mercado brasileiro de móveis infantis, superando amplamente seus concorrentes.

Líder no mercado latino-americano, a empresa atende todo o território nacional e acumula mais de 20 anos de experiência no mercado internacional, com exportações para países da América do Sul, América Central, Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos, entre outros.

A Carolina Baby investe constantemente em novas tecnologias, capacitação de mão de obra e responsabilidade socioambiental. Destacam-se seus projetos sociais nas áreas de esporte, saúde (como apoio a creches, hospitais e asilos), segurança pública (em parceria com prefeituras, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros), além de ações ambientais reconhecidas por prêmios como o Foro Regional Ambiental e o reconhecimento da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) pelo trabalho em economia circular e sustentabilidade ambiental.

Ao longo desses anos, centenas de profissionais passaram pela empresa, sendo treinados e capacitados para o mercado moveleiro, contribuindo para o desenvolvimento de uma mão de obra qualificada no setor.

Hoje, a Carolina Baby emprega mais de 150 colaboradores diretos, além de diversos empregos indiretos, e tem forte presença tanto no comércio eletrônico, quanto nas principais lojas físicas especializadas em móveis infantis nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte do Brasil.

Fiel aos seus princípios e valores, a empresa continua firme em seus propósitos. Afinal, como diz seu lema: Educação ambiental vem de berço. E por falar em berço — Carolina Baby é berço de todo amor!"

            A homenagem foi recebida pelo proprietário/fundador da empresa, Sr. Áureo Calçado Barbosa, no Plenário da Câmara, durante a reunião ordinária do dia 05 de maio.

 

Moção nº 016/2025 - Autor: Vereador Renato Vieira

Aplausos ao Núcleo do Câncer de Ubá.

“Com mais de quatro décadas de dedicação à saúde e ao bem-estar da população, o Núcleo do Câncer de Ubá é um exemplo vivo de solidariedade, compromisso e amor ao próximo. Fundado em 4 de março de 1982, sob a presidência de honra de Manoel Roque ("Prezado") e presidência de Braz Porphirio de Souza, a instituição se consolidou como um pilar essencial no atendimento oncológico e multidisciplinar em Ubá e região.

Atualmente, o Núcleo realiza mais de 1.800 atendimentos mensais, com uma equipe composta por 18 colaboradores e cerca de 36 profissionais da saúde, oferecendo serviços em diversas especialidades médicas. Com uma estrutura moderna de 20 consultórios, equipamentos de ultrassonografia, mamografia e oftalmologia, o atendimento é sempre realizado de forma gratuita, com agendamento feito diretamente na sede da instituição.

Graças a uma importante parceria com o curso de Medicina do Unifagoc, a população tem acesso a consultas em múltiplas especialidades. Nas dependências do Núcleo também funciona a clínica-escola de odontologia da instituição de ensino, e, em breve, passará a funcionar também a clínica-escola do curso de fisioterapia.

As especialidades oferecidas são um reflexo do cuidado integral com a saúde: oftalmologia, ginecologia com preventivo, dermatologia, nutrição, otorrinolaringologia, endocrinologia, pediatria, clínica geral, urologia, psicologia, fisioterapia, oncologia, prevenção bucal, ultrassonografia e mamografia.

Nada disso seria possível sem o apoio das empresas parceiras e colaboradores, que compartilham dos mesmos valores e ajudam a manter viva a corrente do bem. As ações da instituição são mantidas com recursos provenientes de doações voluntárias, convênio com a Prefeitura de Ubá, apoio da Mineirinha da Sorte e de eventos beneficentes realizados ao longo do ano.

Hoje, sob a liderança do presidente Cléucio de Freitas Chirico, o Núcleo do Câncer de Ubá segue crescendo, levando esperança, acolhimento e atendimento humanizado a quem mais precisa.

Nosso eterno reconhecimento a todos que fazem parte dessa história de amor e serviço.

O Núcleo do Câncer de Ubá é mais do que uma instituição — é um símbolo de cuidado, solidariedade e transformação social”.

O Presidente e outros membros da instituição estiveram na Câmara em 12 de maio recebendo a Moção.

 

Moção nº 017/2025 - Autor: Vereador Samuel Soares da Silva

Aplausos ao Sport Club Aymorés.

“O Sport Club Aymorés é mais do que um time de futebol. Ele é uma paixão que movimenta Ubá e transforma a cidade em diversos aspectos, impulsionando a economia local e fortalecendo o sentimento de pertencimento e identidade da comunidade.

A histórica participação do Aymorés na elite do futebol mineiro em 2025 não trouxe apenas emoção aos gramados, mas também gerou desenvolvimento econômico significativo. Durante o Campeonato Mineiro, foram criados mais de 100 empregos diretos e cerca de 500 indiretos, beneficiando diversos setores como segurança, alimentação, serviços e infraestrutura do clube.

O impacto positivo do Azulão se fez sentir além dos estádios. Com a presença de delegações, jornalistas e torcedores de diferentes regiões, os hotéis e restaurantes de Ubá registraram altas taxas de ocupação, impulsionando o turismo e movimentando o comércio local. Pequenos e médios empreendedores também foram beneficiados, aproveitando o aumento do fluxo de visitantes para expandir seus negócios.

Mas o impacto do Aymorés vai muito além da economia. O clube é um verdadeiro celeiro de sonhos e oportunidades para a juventude ubaense. Atualmente, mais de 200 crianças e adolescentes participam das divisões de base do clube, alimentando a esperança de um futuro promissor no esporte. Mais do que formar atletas, o Aymorés forma cidadãos, transmitindo valores como disciplina, trabalho em equipe e superação.

A projeção de Ubá também se fortaleceu com o crescimento da visibilidade do clube. Os jogos foram transmitidos por emissoras como a Rede Globo e Sportv, rádios de alcance estadual e comentados nas redes sociais e repercutiram na mídia esportiva estadual e nacional, levando o nome da cidade para além de suas fronteiras.

Para os torcedores, o Aymorés representa a essência de Ubá. "Independentemente da divisão, o amor pelo clube só cresce", diz um dos apaixonados pelo Azulão. E é essa paixão que impulsiona o clube e a cidade a seguirem juntas, de coração aberto e olhar voltado para o futuro.

O Sport Club Aymorés é mais do que futebol: é tradição, comunidade, desenvolvimento e orgulho ubaense. Seguimos juntos! Avante, Azulão!”

A moção foi entregue aos representantes do Sport Club Aymorés durante reunião ordinária na Câmara em 19 de maio.

 

Moção nº 018/2025 - Autor: Vereador André Eustáquio Alves

Aplausos e Reconhecimento ao Conselho Tutelar do Município de Ubá, pelos relevantes serviços prestados em defesa da infância, da família e da dignidade das nossas crianças e adolescentes.

“Moção de Aplausos e Reconhecimento ao Conselho Tutelar do Município de Ubá, pelos relevantes serviços prestados em defesa da infância, da família e da dignidade das nossas crianças e adolescentes.

Amparado pela Lei Federal nº 8.069/1990 — Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, essencial à proteção de direitos e garantias fundamentais das crianças e adolescentes. Mas, mais do que um preceito legal, é uma trincheira da sociedade para defesa do inocente, do indefeso, do vulnerável, em tempos tão difíceis onde a estrutura da família tem sido violentamente atacada e os valores morais, cada vez mais relativizados.

Em Ubá, o Conselho Tutelar tem se destacado pelo comprometimento técnico e ético de seus conselheiros, pela dedicação em casos de suspeita de abuso e violência sexual, atuando com prontidão ao lado do Judiciário, Ministério Público e redes de proteção. Em situações de negligência por parte de pais ou responsáveis, sua atuação firme visa restabelecer o cuidado, muitas vezes evitando tragédias anunciadas.

Também tem sido decisiva sua presença em comunidades em situação de vulnerabilidade, atuando junto a crianças e adolescentes que convivem em meios tomados pelo tráfico de drogas, sendo usados como “aviõezinhos” ou aliciados para prostituição precoce. A firmeza e coragem do Conselho Tutelar em retirar essas crianças do ciclo da criminalidade e da exploração, salvando vidas e restaurando dignidades, é louvável.

 Nas situações de fome, miséria, ausência de higiene mínima ou abandono, os conselheiros tutelares não se omitem. Visitam, orientam, cobram, e garantem os devidos encaminhamentos junto à rede de assistência social, saúde e educação, assegurando que nenhuma criança permaneça invisível ao olhar do poder público.

A atuação também é fundamental na prevenção e enfrentamento à violência física, psicológica, moral e simbólica, e nos casos de discriminação por deficiência, cor, raça, religião ou condição socioeconômica, onde o Conselho representa a força do Estado a serviço do mais frágil.

Este vereador como defensor da vida, da família e dos valores cristãos, reconhece também a importância do Conselho Tutelar como barreira contra a deturpação de valores, em especial no combate à imposição da ideologia de gênero e à erotização precoce das crianças, promovidas em algumas esferas por agentes ideológicos travestidos de educadores. É dever do poder público proteger a inocência e a integridade da infância, e o Conselho tem sido um dos instrumentos mais importantes para isso.

Além disso, o Conselho Tutelar também atua na construção de uma cidade mais justa, articulando com secretarias do executivo, com o Judiciário, com o Ministério Público, com lideranças religiosas e até com o Legislativo, na criação de políticas públicas eficientes. É dever desta Casa Legislativa dar respaldo e visibilidade a este trabalho.

Nos últimos anos, em Ubá, o Conselho Tutelar tem participado ativamente de campanhas educativas, ações de conscientização nas escolas, atendimento de casos complexos com sensibilidade e firmeza, e fortalecimento de redes de proteção social.

Por tudo isso, esta Moção de Aplausos representa não apenas o reconhecimento institucional desta Câmara, mas o respaldo moral e político àqueles que, muitas vezes em silêncio e sob pressão, dão voz às crianças, às vítimas, aos invisíveis da nossa sociedade.

Ubá é uma cidade que valoriza a vida e a família. E o Conselho Tutelar é um pilar desta missão”.

Conselheiros tutelares estiveram na Câmara em 26 de maio recebendo a homenagem.

 

Moção nº 019/2025 - Autora: Vereadora Aparecida Sônia Ferreira Vidal

Aplausos ao Sr. Anésio de Sales.

 Nascido em Ubá, na Colônia Padre Damião, em 19/08/1971, Anésio trabalha há cerca de 30 anos na área da Saúde. Nos últimos 11 anos atua como recepcionista do Hospital Santa Isabel, local em que deixa sua marca de atenção e acolhimento em todos que passam por seus plantões.

Filho de Efigênia Alves da Costa e Agripino Alves de Sales, dois pacientes da Colônia Padre Damião acometidos por hanseníase, Anésio foi separado dos pais logo ao seu nascimento e enviado para o Educandário Carlos Chagas, em Juiz de Fora, onde permaneceu até os 10 anos de idade, quando retornou para Ubá. A separação da família deixou marcas profundas em sua vida, mas não o impediu de amparar seus pais desde a conquista de seu primeiro emprego, na Fhemig, por onde trabalhou por 19 anos. Conheceu Dr. Heitor Peixoto de Toledo, de quem conquistou o carinho e grandes ensinamentos.

Mas sua vida mudou há 11 anos, quando foi contratado por aquela que chama de mãe: Rosângela Alfenas. No Hospital Santa Isabel, Anésio recebe a todos com um carinhoso “No que posso te ajudar hoje?”, ciente de que o acolhimento e carinho podem ser o remédio para a primeira dor que carregam muitos familiares e pacientes ao chegarem perdidos e assustados a um hospital.

Estudou até a quarta série, mas sua educação transcende a curricular. Possui 6 irmãos vivos, e é casado com Neuza Rosa da Silva Salles.  Anésio de Sales representa nesta homenagem todos os profissionais que atuam na recepção dos hospitais e clínicas de nossa cidade e que fazem de sua missão atender bem e acolher a todas as pessoas com amor. Possui enorme gratidão ao Hospital Santa Isabel e a todos os seus colaboradores”.

A moção foi entregue ao homenageado durante reunião ordinária na Câmara em 26 de maio.

O que são as Moções?

Em contexto parlamentar, a moção é uma forma de os vereadores expressarem a sua opinião sobre um determinado assunto, ato ou evento. Pode ser uma manifestação de apoio, repúdio, solidariedade, ou outras emoções sobre questões relevantes. Este tipo de proposição está disposto no Regimento Interno da Câmara Municipal de Ubá (Resolução nº 01/2022), em seu artigo 166: “Cada Vereador poderá indicar no decorrer do ano até três moções, que serão entregues por meio de certificado, nas respectivas reuniões em que forem aprovadas. As moções deverão ser aprovadas por maioria dos membros da Câmara”.

 

 

registrado em: