Vereador e prefeito de Ubá são os representantes da microrregião no Colegiado Executivo do Fórum Regional de Governo

Além da votação, o evento contou com apresentações dos trabalhos desenvolvidos por alguns órgãos do Governo do Estado no microterritório.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Ubá, vereador Edeir Pacheco da Costa, foi escolhido na tarde desta quarta-feira (8) para ser o representante do Microterritório de Ubá no Colegiado Executivo dos Fóruns Regionais de Governo – Território Mata. O suplente de Edeir, é Rafael Vilela Martins, vereador na cidade de Rio Pomba. A reunião foi realizada sob a organização do Governo do Estado de Minas Gerais, representado pelo Secretário Executivo dos Fóruns Regionais – Território Mata, Labenert Mendes Ribeiro.

A indicação ocorreu durante o evento que reuniu, no plenário da Câmara Municipal de Ubá, presidentes, vice-presidentes e vereadores, prefeitos e vice-prefeitos, delegados da Polícia Civil, policiais Militares, representantes da EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais), SUPRAM (Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, IEF (Instituto Estadual de Florestas) IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária) e Superintendências Regionais de Saúde de doze das vinte cidades que compõe o microterritório da zona da mata: Brás Pires, Divinésia, Dores do Turvo, Ervália, Guidoval, Guiricema, Juiz de Fora, Rio Pomba, São Geraldo, Senador Firmino, Tabuleiro, Tocantins, Visconde do Rio Branco e Ubá. Representando a Câmara Municipal de Ubá, marcaram presença, além do vereador Edeir, os vereadores, Antero Gomes de Aguiar, Darci Pires da Silva, Gilson Fazolla Filgueiras, Jane Cristina Lacerda Pinto e Joseli Anísio Pinto.

O evento contou com apresentações dos trabalhos desenvolvidos por alguns órgãos do Governo do Estado no microterritório. São eles, Emater, Polícia Militar, Polícia Civil, Superintendências Regionais de Saúde de Juiz de Fora e de Ubá e Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Supram) da Zona da Mata.

Integram também o Colegiado, indicados pelos representantes dos Poderes Executivos da região, o prefeito de Ubá, Edson Teixeira Filho e seu suplente, o prefeito de Piraúba, Adriano Carvalhaes Gravina.

Segundo o Secretário Executivo dos Fóruns Regionais/Território Mata, o objetivo do Governo com a realização dos fóruns é tornar mais democrática e participativa a relação do Estado com os municípios. Ele avaliou avaliou o encontro de ontem de forma positiva: “O bom índice de participação demonstra o entendimento por parte das lideranças locais, forças de segurança, representantes do órgãos do Estado na microrregião, de que os fóruns podem contribuir para o desenvolvimento regional, elaboração de propostas e resolução das questões municipais”, salientou.

Para o vice-presidente da CMU, vereador Edeir Pacheco da Costa, integrar o Colegiado é uma oportunidade de aproximação entre o Estado e a nossa região: “Foi destacado no encontro que várias questões que envolvem os municípios da nossa região não são conhecidas pelo governador e seu secretariado. Então, espero que, com a nossa participação neste colegiado, possamos ser esse instrumento em busca de melhorias para a nossa região”, concluiu Edeir.

SOBRE OS FÓRUNS REGIONAIS - DESCENTRALIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO POPULAR
O Governo de Minas Gerais, após uma análise dos hábitos e comportamentos dos mineiros, uniu áreas do estado que possuem interesses socioeconômicos e geográficos em comum. Assim, Os 853 municípios mineiros foram divididos em 17 Territórios de Desenvolvimento. Em cada Território, está sendo instalado um Fórum Regional de Governo. O Território Mata é composto por 93 municípios e foi subdividido em 8 microterritórios. O objetivo é oficializar a participação popular na elaboração, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas regionalizadas. De acordo com a metodologia aplicada nos Fóruns Regionais, a população de cada território é periodicamente convidada a participar de reuniões, debates, assembleias, grupos de trabalho, câmaras temáticas, dentre outros instrumentos que deverão garantir espaços democráticos.