Vereadores aprovam recurso de R$50 mil para manutenção de programa de mecanização agrícola

Em 17 de maio na reunião ordinária, os vereadores da Câmara Municipal de Ubá, aprovaram em votação final, por unanimidade, o projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a suplementar, em R$ 50 mil, a contribuição destinada ao Sindicato dos Produtores Rurais, no exercício de 2021, para a manutenção do Programa de Mecanização Agrícola e incentivo à Produção Agropecuária de Ubá, e dá outras providências.

O repasse da contribuição será efetivado por intermédio de aditivo ao Termo de Colaboração n° 18/2021, de 24 de fevereiro de 2021, pactuado com o Sindicato dos Produtores Rurais de Ubá.

Segundo a Prefeitura, o Programa de Mecanização Agrícola e incentivo a Produção Agropecuária de Ubá é executado há muitos anos, em parceria entre o Município de Ubá e o Sindicato dos Produtores Rurais, e consiste no fornecimento de tratores e implementos agrícolas adquiridos pelo Município, para execução de serviços de roçação, aração, gradagem, plantio, pulverizações, colheita e acondicionamento (estocagem) da produção agropecuária de pequenos produtores do nosso município, mediante pequena contrapartida financeira. Este ano, a parceria esta regulada no Termo de Colaboração n° 18/2021, encaminhada a Câmara Municipal de Ubá por intermédio do Oficio n° 058/GAB/2021, de 22 de março de 2021.

De acordo com a Prefeitura, atualmente são disponibilizados 02 tratores e respectivos implementos, que estão se mostrando insuficientes para atender à crescente demanda dos nossos produtores. Isto, porque a atenção e incentivo que a Prefeitura tem levado ao meio rural, inclusive com a implantação de programas, projetos e ações sustentáveis (PSA - Pagamento por Serviços Ambientais inclusive), tem proporcionado aos produtores, inciativas concretas de produzirem de forma mais intensa e sistemática, durante mais meses no ano.

Ainda conforme a Prefeitura, para suprir essas necessidades, os produtores contratam máquinas de terceiros, nos referidos períodos. Para melhorar esse atendimento aos produtores, o Município se propõe ampliar a atual parceria, através de oferta de maior quantidade anual de horas de máquinas, para as operações mecanizadas. De acordo com as estimativas para todo o município de Ubá, com o novo aporte de recursos serão contratadas mais 1.000 horas de tratores com implementos, para o período de maio/21 a dezembro/21. Para isso, será necessário o aporte de mais recursos do município no programa, ou seja, R$ 50 mil. O projeto foi sancionado em 18 de maio pelo Prefeito Municipal de Ubá.