Vereadores discutem condições futuras do retorno seguro das aulas presenciais

Apesar das incertezas, devido à situação atual da pandemia e ao enquadramento do município na Onda Roxa, Comissão de Educação da CMU debate o tema com entidades representativas.

Há alguns meses o retorno às aulas presenciais em escolas de todo o Brasil tem sido a pauta de muitas discussões e preocupações por parte de governos, profissionais da educação, estudantes e de seus pais e responsáveis. Embora ainda incertas as atividades de forma presencial nas escolas em muitos estados e municípios, e principalmente em Ubá, que neste período aderiu à onda roxa do Programa Minas Consciente, a Comissão de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer da Câmara Municipal de Ubá, preocupada com o futuro retorno das aulas, de forma segura, tem se reunido para tratar do assunto, ouvindo diversos representantes.

O último encontro ocorrido no plenário da Câmara Municipal de Ubá (CMU), em 10 de março, foi conduzido pelo presidente da CMU, vereador José Roberto Reis Filgueiras, a pedido do presidente da Comissão, vereador Edeir Pacheco da Costa, que se ausentou por motivo de doença na família.

Estavam presentes os vereadores Célio Lopes dos Santos, Gilson Fazolla Filgueiras, Aline Moreira Silva Melo, Sônia Aparecida Ferreira Vidal, José Maria Fernandes, José Damato Neto e José Carlos Reis Pereira. E os convidados foram: o secretário Municipal de Educação, Samuel Gazolla Lima; representando o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-Ute/Subsede Ubá), Lídia Maria Magalhães; os professores Élida Barros Vital e Marco Antônio Padilha; representando os pais de alunos, dr. Bruno Fusaro; e o advogado e coordenador Geral da Fundação Presidente Antônio Carlos (FUPAC), Wagner Inácio Freitas Dias.

Os participantes abordaram diversos assuntos relacionados à situação da pandemia no município, com foco no retorno presencial das aulas de forma gradativa e facultativa seguindo os protocolos sanitários, o funcionamento das escolas no país e no mundo com a pandemia, as condições estruturais das escolas, o transporte público de estudantes, fiscalização para o cumprimento dos protocolos, a defesa da educação e da vacinação para toda a população.

Uma nova reunião será agendada posteriormente pela Comissão, que vai ouvir também autoridades da saúde do município.