Vereadores visitam Câmara de Visconde do Rio Branco para conhecer sobre o serviço "Família Acolhedora"

O presidente da Câmara Municipal de Ubá, vereador José Roberto Reis Filgueiras, o vice-presidente, Edeir Pacheco da Costa, e os vereadores Gilson Fazolla Filgueiras e José Carlos Reis Pereira, participaram em 26 de setembro de 2023, de uma reunião sobre o Serviço “Família Acolhedora”, na Câmara Municipal de Visconde do Rio Branco. Eles foram recepcionados pelo vereador Rio-branquense Guilherme Guimarães de Azevedo, e as responsáveis pela implantação do Serviço em Visconde do Rio Branco: a ex-secretária de Desenvolvimento Social, Rosinha Lopes, a psicóloga e servidora pública, Ana Carolina Figueiredo, e a psicóloga Patrícia Carla Raimundo.
Tramita na Câmara Municipal de Ubá o projeto de lei nº 113/2023 que versa sobre este serviço para Ubá, apresentado pelo Executivo Municipal, por demanda do Poder Judiciário.
Conforme o portal familiaacolhedora.org.br, o acolhimento e uma medida de proteção, prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente, para crianças e adolescentes que precisam ser afastados temporariamente de sua família de origem.
As famílias acolhedoras são selecionadas, preparadas e acompanhadas por uma equipe de profissionais para receber crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, até que possam retomar para sua família de origem ou, quando isso não é possível, ser encaminhadas para adoção. A família acolhedora tem a guarda provisória da criança ou adolescente que acolhe vinculada a sua participação no serviço.